Hipertensão arterial: o que a mulher usuária de pílula deve saber
· Quem tem hipertensão arterial pode tomar pílula?
- Pressão arterial a partir de 140/90 contraindica a pílula combinada (com estrogênio e progesterona) em qualquer dosagem. Não são contraindicados pílulas só com progesterona, os DIUs de cobre ou hormonal, o implante de progesterona e a injeção trimestral.
- Pressão arterial acima de 160/110 contraindica a pílula combinada, a injeção mensal e trimestral. Não são contraindicados: pílulas só com progesterona, os DIUs de cobre e hormonal e o implante de progesterona.
· Quem pode ter hipertensão arterial?
- Em tese qualquer pessoa. No entanto, devem ficar atentas as mulheres acima de 35 anos, as tabagistas, as obesas ou acima do peso ideal, aquelas com antecedentes familiares de hipertensão arterial e as que tiveram hipertensão arterial na gravidez. A incidência de hipertensão também aumenta com o passar da idade e entre os afrodescendentes.
- As usuárias de pílulas devem fazer um controle da pressão arterial anualmente, especialmente as que têm algum fator de risco citado acima. A própria pílula combinada pode induzir a uma elevação da pressão arterial em mulheres susceptíveis. Lembrar que a hipertensão é uma doença silenciosa, não mostrando sintomas, a não ser quando já está em um patamar mais elevado.
PREVINA-SE!
Palavras chave: hipertensão arterial, pressão arterial, pílula combinada, contraindicações.
Comentários
Postar um comentário