Como deve ser tomada a pílula do dia seguinte?
· Cartelas de duas pílulas: cada comprimido tem a dose de 0,75µg de levonorgestrel. Deve ser ingerido o mais cedo possível dentro das primeiras 72 horas após a relação sexual e outro comprimido 12 horas depois. A eficácia pode chegar a 95%, no caso da primeira pílula ser tomada dentro das primeiras 18 horas, caindo gradualmente com o passar dos dias.
· Cartelas de uma pílula: neste caso cada comprimido tem a dose de 1,5mg. O uso é mais simples: deve-se tomar a única pílula o mais rapidamente possível, dentro de no máximo 72h. A eficácia é similar ao regime de duas pílulas.
Não é aconselhável a administração repetida das pílulas de emergência no mesmo ciclo menstrual, para evitar-se uma sobrecarga hormonal. Após o uso das mesmas, recomenda-se a utilização de um método contraceptivo de barreira (preservativo), em cada relação sexual que tiver até a próxima menstruação. Neste intervalo, é conveniente procurar um ginecologista para avaliação e orientação sobre outro método regular de anticoncepção.
Obs: Caso a menstruação atrase mais de cinco dias, é aconselhável que se faça um teste de gravidez.
Comentários
Postar um comentário